Seguidores do Blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Homem é detido escondendo pássaros silvestres em ônibus em Doutor Camargo

Um homem foi detido, por volta das 22h desta quarta-feira (28), por transportar pássaros silvestres sem autorização do Ibama. As aves da raça trinca-ferro foram encontradas dentro de um ônibus que fazia a linha Umuarama a São Paulo, abordado pela Rotam da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na PR-323, em Doutor Camargo (a 36 km de Maringá), próximo à ponte do Rio Ivaí.

Os pássaros foram encontrados dentro de pequenas gaiolas, alojadas em uma sacola de mão. Os animais estavam no saguão de passageiros, junto com o homem. O acusado e as aves foram encaminhados para a 9ª Subdivisão de Polícia Civil, em Maringá.
Na delegacia, o homem contou que é criador amador de pássaros. Ele os teria recebido de um pastor em Umuarama, cidade em que estava a passeio. Os animais seriam levados a São Paulo, onde reside. Ele pagou fiança e foi colocado em liberdade.
As aves foram levadas para o Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Maringá. Conforme o soldado Luciano Montanha, apenas duas aves possuem anilha (pequeno anel que envolve uma das patas do animal). "Essas serão encaminhadas para criadouros autorizados da região, e o outro trinca-ferro, que não tem a anilha, será devolvido à natureza".
Conforme o soldado Montanha, a anilha indica que o animal cresceu em criadouros, por isso não conseguiria se adptar ao ambiente selvagem. O policial ressalta que transportar animais silvestres sem autorização do Ibama é crime e rende multa de R$ 700.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Translate