Seguidores do Blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ave-símbolo do Pantanal é resgatada às margens de rodovia de MT

Tuiuiú com dois metros de envergadura foi solto em área verde.




Um tuiuiú com dois metros de envergadura, considerado símbolo do Pantanal Mato-grossense, foi resgatado nesta terça-feira (4), às margens da BR-163, na cidade de Sinop, a 503 quilômetros da capital. O sargento do Corpo de Bombeiros, Pedro Ribas, que participou do resgate, avalia que o pássaro pode ter migrado para a região à procura de alimentos.

O pássaro foi resgatado em uma área de lavoura de milho por funcionários de um posto de gasolina, que o colocaram em uma gaiola até que os bombeiros chegassem ao local. Segundo o sargento, quando o tuiuiú foi resgatado não apresentava nenhum ferimento ou lesão, mas parecia estar um pouco cansado. “Ele deve ter migrado à procura de alimento e permaneceu no local”, observou o bombeiro.     
Ele informou ainda que o tuiuiú foi levado para uma represa, a 15 quilômetros do perímetro urbano onde foi resgatado. “Trouxemos o pássaro para uma área que fica próxima a uma represa, pois, no local há mais possibilidade dele encontrar alimentos”, disse Ribas.

O Corpo de Bombeiros contou que, após ser encaminhado para o local apropriado, o pássaro andou pela região, mas não alçou voo e acabou permanecendo na mata às margens da represa.

Para o ornitólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dalci Oliveria, o pássaro pode ter migrado de uma região para outra. Porém, segundo Oliveira, na região em que ele foi encontrado também se encontra alguns ninhos de tuiuiús. “Sobretudo na região do rio Teles Pires, onde eles formam enormes ninhos”, concluiu o professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Translate